Os parceiros da Rede “CApt² – Circularidade da Água, por todos e para todos” reuniram na passada sexta-feira, 12 de março, no município de Lagoa, na ilha de São Miguel, Açores. Tratou-se da primeira visita técnica da segunda fase do projeto do projeto, no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), da Direção Geral do Território na área temática do Ciclo Urbano da Água
Na sessão de abertura da reunião, que teve lugar no auditório do edifício Paços do Concelho, a Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto e o vereador da área do Ambiente, Nelson Santos, realçaram a sua preocupação e comprometimento com as questões do ciclo urbano da água.
Na reunião, que visou analisar as iniciativas a realizar na Fase 2 do projeto e conhecer melhor a realidade do Município de Lagoa, marcaram presença representantes dos municípios de Águeda, Mértola, Loulé, Oeiras e Oliveira de Frades, bem como do parceiro-líder da rede, Laboratório da Paisagem de Guimarães. Também presente na reunião esteve o perito que acompanha a rede, Eurico Neves.
Para além da sessão de trabalho, realizou-se uma visita à Casa da Água Trail Point e ao trilho Janela do Inferno – Rota da Água, no lugar dos Remédios, numa saída de campo para observação de ações relacionadas com a circularidade da água no concelho de Lagoa. Da parte da tarde, a comitiva reuniu para uma sessão sobre “road maps”.
A próxima reunião da rede CApt² está marcada para maio, em Loulé.