A Câmara Municipal de Águeda promoveu, nos dias 28 e 29 de novembro, um encontro de trabalho e partilha de boas práticas entre os vários parceiros da Rede CApt², que está na sua 2.ª fase de implementação.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, deu as boas-vindas ao grupo de trabalho, salientando a importância desta troca de experiências. Reforçou o caminho que Águeda tem trilhado nos últimos anos para uma melhor gestão das linhas de água com particular destaque para os projetos de reabilitação de rios. A importância desta parceria foi destacada por Edson Santos, Vice-Presidente, reforçando que culminará num Plano de Ação para a gestão da água. Também Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, frisou a relevância dos trabalhos realizados na Ribeira da Aguieira, relembrando o ponto de partida e a renaturalização de todo o espaço.
Neste encontro, para além de reuniões de trabalho com apresentação dos parceiros, houve uma masterclass com Pedro Teiga, especialista em reabilitação de rios e ribeiras e uma visita guiada à intervenção feita na Ribeira da Aguieira, bem como uma observação a técnicas implementadas pelo Município de Águeda no controlo de espécies exóticas invasoras, na Pateira de Fermentelos.
Refira-se que a CApt² é uma Rede de Cidades Circulares (liderada pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães, tendo como parceiros os municípios de Águeda, Lagoa (Açores), Loulé, Mértola, Oeiras, Oliveira de Frades e Ponte de Sor) orientada em particular para o tema do Ciclo Urbano da Água e, complementarmente, para os temas da descarbonização, transição digital e equidade e inclusão social.































