Os parceiros da rede CApt2 – Circularidade da Água: Por Todos e Para Todos, integrada na Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), estiveram reunidos em Guimarães, nos dias 22 e 23 de maio, num encontro que terminou com uma conferência sobre os desafios da circularidade da água.
Na conferência, que decorreu no Laboratório da Paisagem, onde participaram a subdiretora-geral da Direção-Geral do Território, Ana Seixas, e a vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Célia Ramos, os oito parceiros da rede apresentaram os Planos Locais de Ação Integrada, que resultaram das diversas reuniões participadas e que visam promover a eficiência hídrica e reutilização de água em contexto urbano. Houve ainda espaço para duas mesas redondas, uma com os representantes políticos dos parceiros e outra com representantes dos grupos de ação local, onde se debateu a importância das estratégias locais para o desenvolvimento sustentável das cidades.
Na visita de dois dias a Guimarães, os parceiros da rede liderada pelo Laboratório da Paisagem, que conta com os municípios de Águeda, Lagoa (Açores), Loulé, Mértola, Oeiras, Oliveira de Frades e Ponte de Sor, puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem em prol do desenvolvimento sustentável do território. Também foram realizadas duas visitas a boas práticas da gestão eficiente da água em Guimarães: a Academia de Ginástica, um edifício próximo de carbono zero, e as bacias de retenção, infraestruturas hídricas de prevenção da ocorrência de cheias em meio urbano.
Iniciada em setembro de 2021, a rede CApt2 – Circularidade da Água: Por Todos e Para Todos realizou 10 reuniões e visitas a boas-práticas aos oito municípios parceiros, onde foram criados grupos de planeamento de ação local, envolvendo mais de 150 entidades. Foram ainda realizadas quatro masterclasses sobre reabilitação fluvial e reutilização de água, e publicados 12 artigos em revistas da especialidade. Os elementos da rede realizaram ainda uma visita internacional ao Chipre, país com o maior índice de stress hídrico na Europa.