Parceiros

Parceiro Líder

Laboratório da Paisagem de Guimarães

O Laboratório da Paisagem nasceu de uma relação tripartida entre a Câmara Municipal de Guimarães, a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e que, por delegação de competências, assume o desenvolvimento e gestão de projetos na área da sustentabilidade. A instituição procura atuar através de uma linguagem multidisciplinar nas áreas dos recursos hídricos, economia circular, paisagem e território e natureza e biodiversidade, integrando a I&D e a educação ambiental como pilares fundamentais da estruturação de todos os projetos. O Laboratório da Paisagem apresenta-se como sede da estrutura de missão que dá corpo ao Ecossistema Guimarães 2030, sendo o principal parceiro do plano de ação para o desenvolvimento sustentável do território em curso, sendo ainda elemento integrante da estratégia local vigente para a economia circular.

Parceiros

Câmara Municipal de Águeda

O Concelho de Águeda encontra-se integrado na bacia hidrográfica do Vouga. Trata-se de um concelho com uma vasta Rede hidrográfica que, entre rios, ribeiras, lagoas e superfícies aquáticas, perfaz uma área total de aproximadamente 455 ha.

Município de Lagoa

O concelho da Lagoa situa-se na costa sul da ilha de São Miguel, a maior e mais populosa das nove ilhas dos Açores.

É um dos seis concelhos que compõe a ilha de São Miguel, sendo limitado pelos municípios de Ponta Delgada (a oeste), Ribeira Grande (a norte) e Vila Franca do Campo (a leste), ficando a sua sede a cerca de nove quilómetros da principal cidade micaelense – Ponta Delgada.

A Lagoa tem uma área total de 45,6 Km2, repartida pelas suas cinco freguesias: Santa Cruz, que incluiu o lugar dos Remédios, com 14,26 km2; Nossa Senhora do Rosário, que inclui o lugar da Atalhada, com 5,92 Km2; o Cabouco com 5,43 Km2; a Ribeira Chã com 2,52 Km2 e Água de Pau, que inclui o lugar da Caloura, com 17,43 Km2.

Câmara Municipal de Loulé

Localizada em pleno coração do Algarve, a cidade de Loulé é sede do maior município da região, que se distribui por 9 freguesias e é constituído por quatro zonas com características distintas: a Serra, a Beira Serra, o Barrocal e o Litoral.

Câmara Municipal de Mértola

O concelho de Mértola localiza-se na região Sudeste de Portugal e ocupa uma extensão de 1292 km2. Pertence administrativamente ao distrito de Beja e integra-se na região do Baixo Alentejo. Faz fronteira a Norte com o concelho de Serpa, a Oeste com Castro Verde e Almodôvar, a Sul com o concelho algarvio de Alcoutim e a Este com Espanha.

A população encontra-se dispersa por cerca de centena e meia de localidades, o que se traduz numa densidade populacional de 5.3km2. Cada freguesia tem em média uma área de 143,6km2, sendo a maior Mértola com 323 km2 e a mais pequena é a de Corte do Pinto com 71km2.

Município de Oeiras

Oeiras é uma vila portuguesa, sede do município de Oeiras situado no distrito e área metropolitana de Lisboa. O concelho de Oeiras, com apenas 45,88 km², situa-se no tramo final do Estuário do Tejo (a área do Gargalo do Tejo), na sua margem direita, em redor de uma pequena baía da Costa de Lisboa que perfaz uma frente ribeirinha de 9 km de extensão.
Desde 2013, está dividido em cinco freguesias que totalizam 171 802 habitantes (censo de 2021), tornando este no 5.º município mais densamente povoado de Portugal.

Município de Oliveira de Frades

O Município de Oliveira de Frades tem 147,45 km² de área e 10 261 habitantes (2011), subdividido em 8 freguesias.
Trata-se de um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos, consistindo em duas porções, uma principal, de maiores dimensões, onde se situa a vila, e a outra menor, poucos quilómetros para sudeste.
Os rios Vouga, Alfusqueiro e Teixeira banham muitas das freguesias deste concelho. A barragem de Ribeiradio/Ermida complementa o papel fluvial, tendo um forte potencial, tanto a nível de produção e abastecimento de energia hidroelétrica, como a nível turístico.

Município de Ponte de Sor

Ponte de Sor é uma cidade portuguesa no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 7000 habitantes. É a terceira maior cidade do distrito de Portalegre.

É sede de um município com 839,71 km² de área e 16 722 habitantes , subdividido em 5 freguesias, a saber, Foros de Arrão, Galveias, Longomel, Montargil e União das freguesias de Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor.

O município é limitado a nordeste pelos municípios de Gavião e Crato, a leste por Alter do Chão, a sueste por Avis, a sul por Mora, a sudoeste por Coruche e a noroeste por Chamusca e Abrantes.