A 2.ª Conferência Nacional Redes Cidades Circulares realizou-se no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, a 22 de novembro. Promovido pela Direcção-Geral do Território (DGT), em parceria com o município anfitrião, o encontro reuniu os agentes envolvidos na Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), bem como peritos e interessados em economia circular nas cidades.
A rede CApt2 também esteve presente, participando na exposição Redes Cidades Circulares, onde mostrou o trabalho já realizado.
A conferência contou com uma palestra intitulada “Transição e uma nova geração de políticas urbanas” e com uma mesa redonda com representantes das câmaras municipais (CM) de Ponte de Sor, Ribeira Grande, Figueira da Foz e Valongo, que discutiram “o papel dos municípios na transição para a economia circular”.
Houve ainda sessões de trabalho e a dinamização de laboratórios regionais.Estes laboratórios consistiram em quatro sessões paralelas dedicadas a regiões específicas – Norte; Centro; Alentejo e Algarve; Lisboa e Ilhas – onde foram trabalhadas “questões críticas comuns”, abordando desafios e oportunidades para acelerar a economia circular.